6 dicas para se destacar no LinkedIn

Já atualizou seu LinkedIn hoje? Para quem já duvidou da relevância da plataforma, a maior rede profissional do mundo, atingiu em 2017 a marca de 29 milhões de usuários no Brasil. Ao redor do globo são mais de 500 milhões de empresas e profissionais que se conectam e compartilham suas experiências profissionais através da rede.

Consolidado no mundo corporativo, a forma de se comunicar através do LinkedIn pode ser menos intuitiva do que em outras redes sociais e exige atenção. Além de ter todos os campos do seu perfil preenchidos de forma adequada, é preciso interagir oferecendo conteúdos e observações, de fato, construtivos para seus respectivos temas. Nada de fileiras de emojis ou críticas não fundamentadas – no LinkedIn a ideia é falar sobre ideias, conceitos e cases que movimentam setores inteiros. Assim, empresas e outros profissionais podem identificar os pontos mais relevantes do seu perfil e estabelecer interações. Complicou? Bem, o Rooftop 5 separou 6 dicas para você não fazer feio na rede e de quebra ainda influenciar pessoas. Confira:

1. Desative atividades temporariamente

Se você está lendo este artigo é porque pelo menos pensou em atualizar seu perfil na plataforma, certo? Bem, acontece que quando você faz qualquer alteração em seu perfil no LinkedIn, notificações são enviadas para toda sua rede de conexões. Por isso, enquanto você faz todas as adaptações, desative temporariamente este recurso. Você vai se sentir muito mais confortável e com mais privacidade para alterar tudo. Depois de conferir tudo é só reativar e deixar todo mundo sabendo dessa novidade.

2. Pense em palavras-chave

Invista algum tempo em busca da melhor palavra-chave para o seu perfil e para o cargo que você deseja conquistar. Especialmente para descrever o tópico “Especializações”, essas palavrinhas mágicas te ajudarão e muito na busca orgânica pela web – e acredite, este é sim um grande diferencial. Recrutadores e empregadores utilizam este recurso para prospecção de novos talentos e detalhes como este podem fazer toda a diferença para os famosos algorítimos. Abuse de ferramentas como Google AdWords,  KeywordSpy e SEMRush para ter sucesso nessa tarefa difícil, mas fundamental para seu sucesso.

3. Mantenha seu perfil organizado

Parece óbvio, né? Mas, aqui o menos também é sempre mais. Descreva seu cargo em uma ou duas palavras, sem enrolações! Deixe para detalhar suas atividades e responsabilidades na aba de “Experiências” – espaço dedicado a estas informações. Afinal, você não quer que seus colegas percam o interesse no seu perfil logo de cara, né? Já no espaço de “Resumo do Perfil” é hora de mostrar toda sua criatividade e personalidade: verse habilidades e partes importantes do seu currículo para tornar seu perfil rico e interessante. Ah, não se esqueça de espalhar algumas palavras-chave por aqui também, beleza?

4. Compartilhe experiências reais

O que você tem feito de relevante para o mercado? Divulgue projetos, artigos, links ou seja qual for o material que melhor puder ilustrar atividades nas quais você esteja envolvido. Avalie o seu dia-a-dia e pense naquilo que seria interessante dividir com colegas de outras empresas. Só não vale vazar dados restritos, ein? Cuidado! Mas apresentações de novos sistemas, produtos e serviços é sempre uma boa pedida, inclusive para saber a opinião de colegas mais distantes. Quem sabe de um bom papo não surgem grandes oportunidades? Se comunique!

5. Crie boas conexões

O principal objetivo de uma rede é conectar pessoas. Por isso, use e abuse do LinkedIn para se conectar com profissionais que você admira. É normal ficar um pouco tímido. Muita gente ainda acha que para buscar uma conexão na plataforma é preciso conhecer a pessoa pessoalmente antes – o que é uma tremenda bobagem! Se você se interessa pelo que aquele profissional pensa e tem a dizer, conecte-se, interaja e crie relacionamentos construtivos. O contrário também pode ser verdadeiro: você pode ter colegas e amigos que sejam ótimos socialmente, mas que não sejam pessoas interessantes para sua rede de contatos. Filtre suas conexões de forma ativa e profissional.

6. Torne-se amigo de seus contatos do LinkedIn na vida real

A tecnologia facilita e muito as interações humanas, mas a presença digital ativa não substitui as conexões da vida real. Por isso, que tal convidar seus amigos da rede para experiências presenciais? Um ótimo jeito de transformar o Networking em momentos agradáveis é através de eventos corporativos descontraídos. Pode ser um encontro acompanhado de um café da manhã leve e gostoso, um almoço cheio de boas conversas ou até um coquetel para brindar momentos marcantes. Desses encontros costumam surgir as melhores oportunidades – aproveite!

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre como atualizar seu LinkedIn e gerar relacionamentos reais através dessa plataforma, que tal começar a planejar o próximo evento da sua empresa? Solicite aqui um orçamento personalizado e comece hoje a planejar o seu evento de sucesso! Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

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