6 dicas sobre novo algorítimo do Instagram

O Instagram mudou e entender melhor este novo algorítimo fará toda a diferença na estratégia de marketing da sua empresa. Quer saber como? Com mais de 800 milhões de usuários ativos, a plataforma é a que mais cresce no mundo. Além de ser a campeã entre marcas e usuários quando o assunto é engajamento. Por este motivo, a forma que a plataforma conversa com o usuário através dos seus algorítimos, ou seja, a forma que ela foi programada, será determinante para obter os melhores resultados com o público.

O que mudou em 2018?

A cada mudança no funcionamento dos famosos algorítimos surgem novas oportunidades para se destacar diante do mercado. Por isso é importante estar atualizado sobre como aproveitar o Instagram de forma mais completa. Vale a pena investir no formato de conteúdos que têm melhores chances de se espalharem pela rede de forma orgânica ou então com o menor investimento possível. Confira só quais foram as principais mudanças este ano:

1. O que vale é o engajamento

Já teve a sensação do Instagram adivinhar em quem você estava pensando? Diga-me quem curtes, que te direis quem és, é o novo lema do Instagram. Enquanto você comenta, curte, enviar directs e fica ligado nas suas páginas favoritas, a plataforma registra cada uma dessas ações para criar um banco de dados. Através disso, serão privilegiadas as informações com as quais você se conecta mais facilmente. Essa é uma ótima notícia para as marcas que investem na rede e procuram formas de segmentar o público – agora a própria plataforma deu uma forcinha para serem alcançados nichos específicos de usuários.

2. O tempo e a rede

Uma das mudanças mais comentadas foi sobre a nova organização do feed. O aplicativo passou a privilegiar a ordem de relevância para exibição de conteúdos, frente a ordem cronológica. Ou seja, mais uma vez o engajamento vale mais para seu novo algorítimo. O tempo de visualização e interação médio do usuário com uma publicação também conta. Ou seja, quanto mais tempo o usuário investir observando uma imagem, melhor. Uma ótima estratégia para utilizar a mudança a seu favor é apostar em vídeos e textos com informações relevantes na legenda. A velocidade de engajamento de um post também é  um dado importante para a rede compor esta hierarquia de preferencias. Quanto mais rápida a interação do público a partir do momento que o post é publicado, mais poderoso ele é para o algoritmo. Por isso, fique ligado nos melhores horários para divulgar o seu conteúdo.

3. Faça stories, sem modéstia

Seguindo a mesma lógica dos posts tradicionais, o engajamento nos stories também é fundamental. Recursos como enquetes, links clicáveis e DMs devem ser explorados por quem deseja estar mais perto do público. Ter um conteúdo relevante para ser exibido e a interação com os seguidores também é fundamental. Trate os comentários do stories como uma conversa entre amigos. Se o comentário não exige uma resposta, deixe pelo menos um coração para mostrar que você leu, assim você aumenta a visibilidade das suas postagens.

4. As #novidades das hashtags

Sabia que agora é possível também seguir hashtags no Instagram? Ou seja, ao invés de procurar por els agora o usuário pode deixá-las salvas e receber atualizações diretamente no seu feed como uma postagem sugerida. Mas se você planeja encher os seus posts de hashtags por conta desta mudança, é melhor repensar a sua estratégia. O aplicativo também passou a entender a grande quantidade de hashtags como spam, causando o efeito contrário e retirando a publicação da timeline do público. Por isso, a dica é escolher poucas e boas!

 

5. Instagram Shopping

É claro que o Instagram não poderia ficar de fora do mercado de compras virtuais! Para quem vende, o recurso é tão simples quanto marcar uma pessoa em uma foto, inserindo o nome e o valor do produto com um link. Para quem compra também é tão fácil quanto um clique na aba “Comprar”. A ferramenta é ótima para pequenas e grandes empresas que desejam aumentar os seus negócios e gerar um novo mercado digital, mais simples e direcionado.

6. A matemática a seu favor!

Como vimos nos últimos itens, as fotos bonitas não funcionam sozinhas e para fazer sucesso no novo Instagram será preciso utilizar a matemática a seu favor. Use e abuse do Instagram Analytics para gerenciar a página do seu negócio. Crie uma rotina para comparar e analisar seus resultados, faça testes e não tenha medo de mudar. Se o próprio Instagram está se reinventando o tempo todo, o seu negócio certamente também terá benefícios ao desenvolver novas estratégias.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o novo Instagram, que tal planejar o seu próximo evento criativo? Coloque em prática sua nova estratégia de marketing. Solicite aqui um orçamento personalizado e comece hoje a planejar o seu evento de sucesso! Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

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