Assessoria de imprensa | Como gerar buzz no seu evento?

assessoria-de-imprensa-para-eventos-como-usar-para-gerar-buzz.jpeg

Durante a organização de um evento, o planejamento da sua cobertura é uma das etapas que deve ser valorizada – e muito! Além de todas as providências operacionais, para que tudo ocorra bem, é através do buzz criado com uma boa comunicação que se poderá conquistar convidados e criar uma imagem positiva sobre o seu evento. Entre diversas ferramentas e serviços que podem ajudar neste desafio, a assessoria de imprensa para eventos pode ser uma grande aliada para alcançar seus objetivos. Descubra qual o seu papel e como utilizá-la de forma profissional:

Como funciona a assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é responsável por apresentar e repercutir determinados assuntos dentre os veículos jornalísticos, de maneira orgânica. Tudo é feito através de apresentações, presenciais ou não, de conteúdos e materiais que ressaltem a relevância de determinado tema para sociedade como um todo. Materiais com press-releases e media-kit são comuns e valorizados dentro desta esfera do jornalismo.

O objetivo de um bom assessor de imprensa é conseguir uma divulgação que conquiste a atenção do público através de veículos que tenham a credibilidade do público-alvo. Isso porque os meios de comunicação possuem uma autoridade maior do que simplesmente anúncios publicitários e as campanhas de marketing.

Por que utilizá-la no seu evento?

É muito legal quando o seu ótimo trabalha vira notícia, não é mesmo? A função da assessoria de imprensa para eventos é exatamente essa: buscar transmitir informações relevantes sobre projetos e ideias inovadoras aos veículos de comunicação. Seja para televisão, rádio, veículos impressos, portais ou blogs, é preciso dar voz a momentos importantes. Um ótimo exemplo é a inserção de um evento nas principais agendas culturais ou então reproduzir a sua programação em veículos relacionados ao segmento impactado pelo seu evento.

Como o buzz pode favorecer seu evento?

A principal vantagem de se investir nesse tipo de ação é o baixo custo deste tipo de serviço frente à sua abrangência. Ou seja, quando um amigo envia uma notícia publicada sobre um evento para demais amigos, isso não custou nada para a sua produção. O investimento fica apenas para contratação do serviço de assessoria de imprensa.

Além disso, quando um amigo indica um evento para outro, há mais credibilidade na informação. Afinal, você confia mais na indicação de um conhecido ou  em uma propaganda? O buzz pode ser gerado através de uma matéria que destaque pontos nada óbvios sobre determinado assunto.

Em um evento que fale sobre inovação e tecnologia, por exemplo, que tal destacar como isso tem influenciado de forma prática a vida dos brasileiros? Traga números, ofereça um serviço de jornalismo especializado e torne aquela informação relevante para sociedade de modo geral, não apenas para uma empresa.

Quais são os materiais utilizados?

A assessoria de imprensa utiliza materiais específicos para conquistar a atenção de veículos de imprensa para seu evento:

  • Release: envio de um enxerto de informações para os principais veículos a fim de despertar o interesse para a produção de uma matéria sobre o assunto;
  • Follow up: acompanhamento daqueles veículos e profissionais que receberam aquele material, Questione, de forma agradável e simpática o andamento da matéria e sua repercussão;
  • Cobertura pós-evento: através de vídeos, coberturas fotográficas e entrevistas especiais, envia-se o material para a mídia a fim de publicar a repercussão de tudo o que aconteceu e foi abordado ao longo do evento;
  • Convite para repórteres: convide bons profissionais para comparecerem ao seu evento e deixarem suas impressões. Jornalistas qualificados preferem visitas presenciais para apurar temas e elaborar bons conteúdos;
  • Clipping: acompanhe e registre tudo o que foi falado e comentado sobre o seu evento, positivamente ou negativamente.

Percebeu como a assessoria de imprensa pode fazer toda diferença para a valorização do seu evento? Que tal então começar a planejar o seu próximo evento? Solicite aqui um orçamento personalizado e comece hoje a planejar o seu evento de sucesso! Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

Deixe um Comentário