Branded content: entenda o que é e como funciona!

Você já deve ter ouvido falar que o conteúdo é o futuro do marketing digital, não é mesmo? Mas você sabia que existem diversas maneiras e formatos de produzi-lo? O branded content, por exemplo, tem um enorme potencial para gerar identificação e engajamento entre o consumidor e as marcas.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda o que é o branded content e como ele pode te ajudar:

O que é branded content

O branded content, também conhecido do branded entertainment, tem como uma de suas principais funções divertir e entreter o consumidor. Ele vai em direção contrária aos modelos de publicidade convencionais – que interrompem a programação normal.

Em vez de serem associadas a anúncios, as marcas passam a ser lembradas pela informação, agregando um valor ainda maior e passando a fazer parte do dia-a-dia do consumidor como uma voz amiga. Tudo isso pode ser feito através da criação de conteúdos diretamente relacionados ao universo da empresa.

A diferença entre branded content e marketing de conteúdo

Apesar de ambas as ferramentas serem voltadas para a criação de conteúdo, elas variam de acordo com o tema abordado em suas produções.

O marketing de conteúdo está focado em criar um conteúdo mais abrangente, que seja relevante para as necessidades do público-alvo e o atraia para alguma ação específica. Trabalhar a marca pode, eventualmente, ser um de seus objetivos, mas geralmente é uma questão secundária.

Já no branded content, todas as ações estão focas no posicionamento da marca. O material é produzido única e exclusivamente para a promoção e divulgação da marca diante do setor e dos consumidores.

As vantagens de investir em branded content

O branded content tem se mostrado como um ótimo investimento para as grandes empresas. Entre os seus principais benefícios, podemos destacar:

  • reforço do posicionamento de marca;
  • aumento do valor da marca;
  • lembrança espontânea da marca;
  • conexão com o público-alvo.

Se o objetivo é apresentar ao público quais são os valores, conceitos e missões da empresa, essa é uma das melhores opções. Além disso, os conteúdos produzidos nessas ao longo dessas ações têm o poder de captar a atenção e gerar mais engajamento com a marca e não só com os produtos e serviços.

Embora a venda não seja o principal objetivo da ferramenta, ela é uma das consequências de suas ações. Ao criar uma conexão entre a marca e a sua audiência, você está contribuindo, mesmo que indiretamente, para que a compra seja efetuada em algum momento oportuno.

Exemplos de branded content:

Mesmo que ainda seja pouco explorada pelo mercado, existem diversos casos de sucesso envolvendo ações de branded content e grandes marcas, comprovando a eficiência da ferramenta. Olha só quem já investiu nessa ideia:

Dove | Retratos da Real Beleza

A empresa de cosméticos Dove teve um excelente retorno com a campanha que mostrava a forma como as mulheres se viam em relação aos padrões de beleza.

O primeiro vídeo atingiu 170 milhões de visualizações e teve o conteúdo viralizado nas redes. Com isso, a empresa conseguiu se posicionar como uma marca que valoriza a beleza de todas as mulheres, fugindo dos padrões geralmente encontrados na publicidade.

Intel e Toshiba | A Beleza Interior

Juntas, as marcas Intel e Toshiba desenvolveram a história de Alex, um jovem que todo dia acordava como uma pessoa diferente, mas a essência era sempre a mesma. A ideia do projeto era transmitir para o consumidor a ideia de que o que está dentro das pessoas é o mais importante – assim como acontece no universo dos computadores. Afinal, um computador mais eficiente é muito mais importante do que um design bonito.

Dividida em seis episódios, a narrativa foi divulgada no YouTube e logo conquistou o público, transmitindo a importância da essência das marcas para os seus consumidores.

BuzzFeed | Taste Demais

O BuzzFeed foi ainda mais além na produção de branded content: criou o canal Taste Demais – uma plataforma própria de receitas. A ferramenta permite que o site desenvolva ações de branded content específicas para outras grandes marcas. Como isso acontece? Ao apresentar um novo episódio para sua consolidada audiência, marcas como Oreo, Nestlé, Maggi, Nesfit, Ajinomoto e Sadia se tornam parte do enredo – ingredientes imprescindíveis que compõe aquele saboroso prato. Tudo acontece naturalmente, sem forçar a barra, e está aí o segredo do sucesso!

Agora que você já sabe tudo sobre branded content, que tal incorporar esta ideia a sua estratégia de marketing? O Marketing Digital é um território extenso e incrível a ser explorado e temos certeza que você também vai se encantar com essa jornada. Pensando nisso, preparamos um ebook com os primeiros passos dentro desta nova forma de se comunicar. Para baixar este conteúdo especial, clique AQUI. Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

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