Comic Con 2017 e eventos geeks: um novo mercado!

Foi-se o tempo em que ser nerd poderia causar algum tipo de estranhamento. O estereótipo da pessoa pouco social, introvertida ao mundo dos games, deu lugar a uma cultura forte e a uma poderosa indústria. Os chamados geeks são denominados aqueles que são apaixonados por vídeo-games, séries e cinema; otakus, que são fãs animes e mangás; admiradores de HQs e todo e seu universo expandido; apreciadores de k-pop e k-rock, música coreana; cultuadores de sci-fi e entusiastas de demais atividades do universo animado.

Tendência no mercado

O surgimento de novos produtos da cultura pop tem ocorrido de forma muito rápida. O crescimento de eventos, como Comic-Con, encontros de fãs de sagas como Star Wars, Star Trek, Marvel Fans e DC Fans, Anime Friends, Brasil Game Show, entre outros, mostra a força desse nicho no mercado atual. Por isso, dedicar eventos específicos à cultura geek tem se tornado uma opção muito interessante e rentável.

A maior Comic Con do mundo

Aguardada por fãs do mundo todo, a Comic Con Experience 2017, convenção de cultura pop e entretenimento mais aplaudida do mundo, realizou este ano a sua 4ª edição no Brasil. A convenção bateu todos os recordes de público e se tornou a maior do mundo, recebendo 220.000 pessoas, durante quatro dias de evento — o equivalente a três estádios do Maracanã lotados. A versão original da Comic Con,  que acontece desde 1970 em San Diego, nos Estados Unidos, conseguiu reunir 130.000 pessoas no mesmo ano.

Para atrair tantas pessoas o evento conta com uma super line-up de atividades. São promovidas algumas ativades: cerca de 100 artistas de cinema e séries de TV e mais de 500 quadrinistas compõe o quadro massivo de atrações para todos os tipos de fãs. Além disso, o evento contou com a presença de celebridades, como a do ator Will Smith, que está no filme “Bright”, a atriz ganhadora do Oscar Alicia Vikander, de “Tomb Raider” e Danai Gurira, a Michonne de “The Walking Dead”. Ao todo, sete estúdios internacionais promoveram ações para divulgar seus respectivos produtos: Netflix,  HBO, Sony, Fox, Century Fox, Marvel Studios e Warner Bros.

O planejamento

Como tornar uma produção dessas impecável, a fim de agradar o seu público-alvo, que é extremamente exigente? Para isso, é importante conhecer as histórias dos principais personagens, as rixas entre estúdios, quais as produções recentes e o que esse público gosta de consumir. Ações interativas durante o evento, principalmente aquelas que incluem o uso de tecnologia como experiência, são muito valorizadas.

Outro tipo de ação que costuma fazer muito sucesso em eventos geeks é a presença de palestrantes e entrevistados conhecidos na área. Figuram nesse rol Youtubers, blogueiros, críticos de jogos, dubladores, autores, cosplayers renomados, entre outros. Também podem ser convidados bandas relacionadas com a área e especialistas sobre o tema do evento.

Os influenciadores digitais são bastante cultuados por esse nicho e, por isso, a parceria, seja com divulgação, seja com convite para a presença deles no evento, pode ajudar a potencializar a participação e o engajamento do seu target.

Os erros mais comuns

Por ser um universo novo e bastante complexo para alguns, é comum que possa existir alguma confusão com os temas abordados, especialmente nos eventos mais abrangentes. Entretanto, há alguns erros que não podem ser cometidos durante a produção de eventos geeks. São eles:

  • confusões temáticas. Mangás não são semelhantes a HQs e Comics, pesquise o universo que compõe cada produto;
  • colocar no mesmo rol séries, estúdios e sagas antagônicas. Existem algumas rivalidades que são históricas no mundo nerd. Por exemplo, entre Marvel e DC ou Star Wars e Star Trek;
  • utilizar termos e expressões, na divulgação, de forma rasa ou errônea. Cada detalhe faz toda a diferença para um público super especializado;
  • uso de personagens de forma errada. Nem pense em confundir a cor do sabre do Sith de Star Wars. Pesquise sempre, até os detalhes que parecerem óbvios!

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Foto: Jogazera.com.br | Novembro de 2014

 

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