Como organizar um evento beneficente?

Organizar um evento beneficente exige bastante empenho e planejamento. Porém, os benefícios para a causa com certeza farão com que tudo valha a pena!

O planejamento e a organização não diferem muito de qualquer outro tipo de evento. Porém, há alguns cuidados extras a serem tomados.

Para ajudá-lo a organizar um evento beneficente de sucesso, separamos alguns tópicos que você deve ficar atento. Continue lendo e confira!

Objetivo

Antes de fazer qualquer outra coisa, é preciso decidir qual é o objetivo do evento. Será somente para angariar fundos ou há outra finalidade?

Talvez a entidade que será beneficiada busque, além do dinheiro extra para executar as ações necessárias, gerar publicidade ou encontrar novos parceiros.

É bastante comum que eventos beneficentes tenham mais de um objetivo. Portanto, o primeiro passo para o sucesso é descobrir quais são esses objetivos, primários e secundários.

Público-alvo

Qual será o público-alvo do seu evento? Será aberto às pessoas em geral ou a um grupo específico, como empresários ou jovens profissionais?

Para definir esse tópico, é necessário levar em consideração a causa e os objetivos do evento.

Tema

Com toda certeza, seu foco é organizar um evento beneficente que seja interessante para o público. Por isso, pense em um tema que possa atrair a atenção das pessoas e que faça com que elas participem e convidem sua rede de contatos.

Dentre as boas ideias estão: jantares, bingos, feijoadas, quermesses, corridas, cafés da manhã, chás-da-tarde, entre outros.

Local

A localização é um dos principais tópicos a serem considerados quando se organiza um evento. Esse é um dos fatores que contribuirá para a aquisição do público e pode ser um diferencial para chamar a atenção das pessoas.

Lembre-se que, ao escolher o local, você deve ficar atento a fatores como dimensão da audiência, segurança, acessibilidade, alvará de funcionamento, se é aberto ou fechado, se ocorrerá em um complexo cultural, etc.

Caso seu objetivo seja organizar um evento grande e precise de um local à altura, não se esqueça de fazer a reserva da data desejada com antecedência, já que o espaço provavelmente é bastante disputado.

Orçamento

Faça uma lista de todas as despesas necessárias para realizar o evento. O orçamento deve incluir a confecção de convites, aluguel do espaço, segurança, entre outros itens.

Tente parcerias com fornecedores e profissionais que estejam alinhados à causa. Caso eles se identifiquem, é possível que aceitem oferecer o serviço ou produto sem cobrar ou por um valor simbólico.

Outra alternativa para ter um fôlego no orçamento é buscar patrocínios. Ao entrar em contato com as empresas, mostre como essa pode ser uma boa oportunidade de negócios. Só não esqueça de buscar por empresas que se identifiquem com a causa do evento.

Divulgação

Que tal usar o potencial da internet para ampliar a divulgação do evento beneficente? Há diversas opções. Por exemplo:

  • links patrocinados;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • marketing de conteúdo.

Outra alternativa é entrar em contato com jornais, emissoras de TV e rádio locais e explicar sobre o evento. Conte à imprensa sobre a sua causa. Isso pode chamar a atenção dos meios de comunicação para a realização da cobertura do evento.

E então, ficou mais fácil organizar um evento beneficente? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades relacionadas ao mundo dos eventos! Para saber ainda mais sobre organização de eventos, confira nossos guia exclusivos! Clique aqui.

Deixe um Comentário