Copa do Mundo: qual o impacto do evento?

Copa Rússia | grandes eventos | Foto: Reprodução Turismo Rifaina

A Copa do Mundo Fifa 2018 começou e as ações de marketing se espalham de forma mais intensa. Das ruas pintadas às redes sociais, o mundo se renderá ao esporte mais popular da história. Confira o impacto e as estratégias por trás dos grandes eventos.

Impactos econômicos

Além de celebrar o futebol, a Copa do Mundo também é uma ótima oportunidade de negócios, movimentando bilhões de reais entre direitos de transmissão, patrocínios e produtos licenciados. Em 2014, no Brasil, somente a audiência televisiva chegou a 3,2 bilhões de espectadores durante a competição. Na internet, o público estimado foi de 280 milhões de pessoas. O resultado da audiência ilustra também o faturamento do evento: entre 2011 e 2014, a Fifa arrecadou US$ 5,7 bilhões. A receita foi 37% maior do que a obtida na edição anterior, na África do Sul, de 2007 a 2010, que somou US$ 4,1 bilhões.

A estimativa da FIFA para 2018, na Rússia, é que a audiência seja de 3,6 bilhões de pessoas ao longo de seus 64 jogos dentre 32 seleções. Assim, investir em grandes eventos continua sendo uma oportunidade de ouro para as marcas líderes do mercado.

A força das marcas

Para a edição de 2018, marcas como Adidas, Itaú, Coca-Cola, Hyundai, McDonald’s, Budweiser, e Visa foram as pioneiras no Brasil ao investir em campanhas, promoções e produtos dedicados à Copa. A razão do rush? Os resultados são expressivos.

Quem aí se lembra da “Casa Fenomenal”, na Copa de 2014?  Em um espaço de 3,800 m², a Nike reuniu toda cultura e energia do futebol brasileiro, na zona portuária do Rio de Janeiro. O público pôde realizar exercícios, experimentar os lançamentos da marca e acompanhar exposições de uniformes, fotos e itens inspirados em grandes ídolos como Cristiano Ronaldo e Neymar Jr, além de jogar videogames e se divertir em mesas de totó. O resultado: a Nike cresceu 15% nas vendas, atingindo US$7,98 bilhões de faturamento e suas ações, em alta, atingiram máxima histórica

A cidade em verde e amarelo

Mesmo para pequenas e médias empresas, a Copa do Mundo de 2018 também pode ser um ótimo negócio. Grande parte do público se movimenta em torno de informações, espaços e produtos relacionados ao evento e ao aplicar estratégias simples de marketing.

Geolocalização

Através de aplicativos que utilizam a geolocalização é possível identificar aglomerações de pessoas e divulgar sua marca em determinado tempo e espaço. Também é possível influenciar o público no momento da compra, através de anúncios publicitários em tempo real, em pop-ups que surgem no celular, por exemplo. Só cuidado para não parecer invasivo com esse tipo de conteúdo, ok? Crie mensagens que agreguem valor ao consumidor e queiram auxiliar a pessoa, e não apenas vender.

Real Time Marketing

É claro que as redes sociais não poderiam ficar de fora dessa grande festa. Em 2014, no Twitter, os usuários postaram mais de 670 milhões de tweets relacionados ao evento. Na ocasião, o Itaú e a Coca-Cola, patrocinadores oficiais do evento, criaram sistemas de atendimento através das redes sociais voltadas para entregas de respostas rápidas.

A produção de conteúdo em tempo real também é uma ótima alternativa para gerar engajamento. Aproveite o clima de festa e abuse da descontração e autenticidade nas suas redes. Na copa deste ano o Stories, do Instagram, promete ser a ferramenta chave para quem quer se destacar. Seja rápido nos comentários sobre os jogos e fique ligado em todas as novidades.

Eventos presenciais

Assim o hexa vem! Que tal reunir a galera do escritório para ver a Copa do Mundo? Invista em eventos presenciais temáticos durante o período dos jogos. Não precisa ser nos jogos do Brasil, basta aproveitar times que tenham a ver com a cultura da sua empresa. Junte tudo isso a um bom buffet, uma ótima estrutura audiovisual e um espaço diferenciado. Pronto! Não há quem não vá curtir viver essa experiência.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre como um grande evento pode mover o mundo. Que tal planejar o seu evento criativo? Solicite aqui um orçamento personalizado e comece hoje a planejar o seu evento de sucesso! Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

Deixe um Comentário