Guia prático: saiba como usar drones em eventos

É incrível pensar em como a tecnologia evoluiu e levou a outro nível as experiências em eventos. Um ótimo exemplo é o drone.

Criado inicialmente com objetivos militares, conquistou uma legião de fãs, que encontraram as mais diversas utilidades. Elas vão desde levar equipamentos para socorro de vítimas a expandir a distribuição de sinal Wi-Fi. Já na utilização de drones em eventos, o céu é, literalmente, o limite!

Você estranhou não termos citado as tomadas capazes de fazer o vídeo da sua festa parecer uma série da HBO? É que o nosso objetivo aqui é sair do óbvio! Vamos falar sobre as filmagens também, mas queremos ajudá-lo a expandir seus horizontes para transformar o seu evento em um momento inesquecível com a ajuda dessa tecnologia.

Você está preparado? Então acompanhe o texto a seguir e saiba como explorar todos os recursos dos drones em eventos!

Em quais eventos posso usar drones?

A diversidade de modelos de drones encontrados no mercado, hoje, permite que ele seja usado em praticamente qualquer lugar! Eventos abertos podem, sim, potencializar o uso do equipamento – as imagens aéreas podem ser mais trabalhadas, ações de marketing melhor exploradas, entre outras funcionalidades que veremos mais adiante.

A boa notícia para os ambientes fechados é que existem modelos, formatos e tamanhos diferentes de drones. Eles podem ter um alcance reduzido, mas, em contrapartida, fazer menos ruído ou até se transformarem em atração e ser o centro das atenções.

Como? Vamos mostrar, começando por amplificar as funções de drones em eventos que você já conhece.

Muito além de tomadas aéreas

Há não muito tempo, para se fazer uma tomada aérea era preciso contar com o suporte de um helicóptero ou uma grua. O primeiro é quase inviável pelos custos envolvidos, enquanto o segundo é limitado a um determinado campo, além de ocupar um espaço significativo que não combina em nada com a sua concepção de decoração.

Os drones vieram para facilitar o uso de takes aéreos que vão valorizar o evento. Tanto antes quanto durante e depois.

Antes? Sim! Vamos supor que você está organizando uma convenção que vai acontecer em um lugar super descolado, com arquitetura moderna, em um bairro bacana de São Paulo. Fazer um tour virtual com os potenciais participantes, usando imagens feitas por um drone, pode ser decisivo para atraí-los para o seu evento!

Show de luzes

Como já dito, os drones podem fazer parte do show. Existem softwares e empresas especializadas em apresentações coreográficas desses equipamentos com luzes de LED. Esse tipo de atração se revela uma tendência, seja em apresentações mais intimistas, ou grandes espetáculos, como o que está planejado para o Rock in Rio 2017.

Merchandising em outro nível

Se o seu evento conta com parceiros interessados em divulgar melhor o seu produto, seja pela exposição da marca ou promoção de experimentação, o drone pode ser um aliado nessa tarefa (e até mesmo elevar os valores de cotas de patrocínio).

Ele pode voar com faixas e outros tipos de displays promocionais, levar até o convidado uma bebida ou até mesmo “despejar” brindes sobre os convidados.

Boys Toys

Os drones também podem abandonar o papel de coadjuvantes para assumirem a posição de protagonista em seu evento! Eses equipamentos têm atraído uma quantidade significativa de adeptos.

Se o seu objetivo é levantar fundos para uma causa ou promover uma ação de branding que associe sua marca à tecnologia, liberdade e inovação, talvez uma competição de drones seja a novidade que você procurava!

Mesmo que não sejam a atração principal, os drones atraem a atenção de pessoas de todas as idades. Promover atividades que permitem interação serão bem-vistas pelos convidados. Para enviar mensagens ou fazer um voo supervisionado, nessa hora, todo mundo se transforma em criança para experimentar.

Assistente multitarefa

Até o momento, vimos como usar drones em eventos, potencializando ferramentas já conhecidas ou enfatizando seus atributos como atração. Mas a versatilidade desse equipamento não se limita ao palco.

Ele é capaz de ser um ajudante de backstage surpreendente! Em eventos de grande porte, o drone pode, por exemplo, fazer parte da equipe de segurança e ajudar a identificar potenciais confusões, furtos e outros delitos em tempo real.

E se a sua festa acontece em um espaço aberto e você deseja fornecer aos seus convidados sinal Wi-Fi? Mais uma vez, o drone pode cumprir essa missão! Basta que ele carregue um amplificador de sinal. Não seria ótimo dar a possibilidade às pessoas de postarem em suas redes sociais o quanto estão se divertindo no seu evento?

O drone também pode ser um grande aliado na sua avaliação e metrificação de resultados. Com ele, é possível monitorar o número aproximado de participantes de uma ação de entrada gratuita, a quantidade de interessados no stand da marca, o percentual de atraídos por uma atividade proposta…

E você ainda pode manter esse monitoramento enquanto o equipamento faz a divulgação da sua marca de forma diferenciada, como com os modelos FlyBrizi.

4 cuidados com drones em eventos

Ficou empolgado com as ideias que passamos? Antes de correr atrás de alguém que tenha esse equipamento para integrar a sua equipe, é importante ficar atento a alguns detalhes para garantir que a inclusão de drones no seu orçamento seja um bom investimento e não uma dor de cabeça.

1.Confira as permissões de voo

Existem regras definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o uso de drones que restringem determinadas áreas (como aeroportos) e exigem autorização prévia para uso, idade mínima para pilotagem de acordo com o equipamento, entre outros pontos.

Esteja atento a essas restrições e busque soluções, como incluir cláusulas de permissão de voo na inscrição de participantes do seu evento, por exemplo.

2. Contrate profissionais experientes

Você é um bom profissional e, certamente, já faz isso com outros fornecedores. Mas no caso de operação de drones, além de referências, é importante checar o tipo de equipamento usado.

Existem drones controlados por GPS que garantem movimentos mais suaves e câmeras com melhor definição. Também é bom verificar se o equipamento possui seguro e qual é a autonomia de voo (a duração de cada bateria varia entre 15 e 30 minutos).

3. Faça um script

Apresente ao profissional o que é importante que ele faça, o horário, como a ação deve acontecer, os elementos de decoração que podem interferir no voo… Todos os detalhes aqui são importantes para garantir que a sua expectativa se torne realidade.

4. Agende mais cedo com o profissional

Se possível, combine sua chegada entre uma e duas horas antes da ação. Dessa forma, ele pode conferir os pontos do script, verificar se são necessários alguns ajustes, checar o posicionamento do operador do drone e ainda fazer tomadas aéreas da decoração.

Com esse guia prático para uso de drones em eventos, esperamos que você expanda suas possibilidades e leve suas ações a outro nível, garantindo uma experiência inesquecível para o seu público!

Quer ficar por dentro de mais dicas? É só assinar nossa newsletter!

Deixe um Comentário