Você está se aproveitando das vantagens do live streaming no seus eventos?

Uma dessas novas tecnologias, bastante difundida atualmente, é o live streaming. Esse é o termo em inglês para “transmissão ao vivo”. Ou seja, quando alguém diz que algum evento vai ter live streaming (ou live), isso quer dizer que ele será transmitido em tempo real aos espectadores.

Por meio de plataformas gratuitas como YouTube, Facebook e Instagram, por exemplo, já é possível realizar essas transmissões sem a menor dificuldade. Para saber como utilizar essa tendência nos seus eventos corporativos, continue a leitura e descubra tudo sobre o seu funcionamento e suas vantagens!

Entenda como funciona o live streaming

Para que a sua transmissão ocorra, você vai precisar de três elementos básicos:

 

  • Câmera: pode ser desde o seu celular até uma câmera profissional. A escolha vai depender da sua necessidade e disponibilidade de recursos para investir.
  • Conexão com a internet: ela tem que ser rápida e de qualidade. Afinal, se a conexão cai a todo momento, isso vai desestimular o público.
  • Plataforma distribuidora: esta se refere ao servidor que vai colocar esse conteúdo online e permitir a interação entre o produtor de conteúdo e os espectadores. Ela tem que ser escolhida com muito cuidado para que sua qualidade seja garantida.

Com esses três itens, é possível colocar qualquer conteúdo no ar, disponível para um infindável número de pessoas. Entretanto, antes de sair fazendo lives por aí, é importante refletir sobre alguns pontos. Existe uma série de vantagens em transmitir um evento ao vivo, porém, sem o devido cuidado, isso pode acabar gerando o efeito oposto ao esperado.

Uma transmissão lenta pode deixar seu público impaciente, por exemplo, assim como uma transmissão super equipada para poucas pessoas pode ser um desperdício de dinheiro. Para evitar possíveis problemas na realização do live streaming, acompanhe o próximo tópico.

Descubra a sua real necessidade

O serviço de transmissão ao vivo pode ser realizado por você mesmo, de maneira básica, fazendo uma live no Facebook a partir do seu próprio celular; ou pode ser feito por uma equipe de profissionais, com múltiplas câmeras, alta definição de imagem e som e internet dedicada. A escolha vai depender de necessidades muito particulares, sendo interessante se fazer algumas perguntas antes de decidir, como:

  • Qual a estrutura do seu evento?
  • Qual a sua expectativa de público online?
  • Quanto você tem para investir?

Se o seu evento for de grande porte e com uma expectativa de público online de mais de mil pessoas, é uma boa ideia contratar uma equipe especializada, já que eles possuem a tecnologia necessária para realizar uma transmissão de qualidade, sem travar. Agora se o seu evento for mais intimista e você tiver poucos recursos, a opção de fazer você mesmo pode vir a calhar.

Conheça algumas vantagens de utilizar o live streaming

Aumentar a escalabilidade do evento

Um evento, por maior que seja, está limitado ao seu espaço físico. Sendo assim, vai possuir um número restrito de pessoas. Entretanto, se ele for transmitido via live streaming, o número de espectadores pode crescer consideravelmente. Por exemplo, um evento que comporta fisicamente 500 pessoas na plateia pode chegar ao número de 20.000 assistindo online.

Demonstrar cuidado com o seu público

Pode acontecer de algumas pessoas com interesse pelo seu evento nem cogitarem comparecer por uma limitação geográfica, seja pela localização ser muito longe, seja por problemas de mobilidade física ou mesmo falta de vontade de se locomover até o local.

É possível disponibilizar a esse público a possibilidade de acessar esse conteúdo online e interagir em tempo real do conforto de suas residências.

Mostrar transparência

Ao promover um evento com essa estrutura de transmissão, a empresa consegue passar uma boa imagem perante o mercado. Afinal, sem espaço para cortes ou edições, já que o live é ao vivo, ela demonstra muita confiança em seu conteúdo.

E então, gostou da ideia? Já está pensando em implementar no seu próximo evento? Deixe um comentário!

Deixe um Comentário