O backstage da South by Southwest | SXSW 2018

O South by Southwest (SXSW) é o maior e mais eclético festival do mundo. Ele reúne em sua programação insights sobre interatividade, tecnologia, música e cinema, tudo isso em um mesmo espaço. O evento recebe mais de 70 mil pessoas e se tornou case de sucesso para todos que pensam em organizar um evento.

É claro que essa ideia acabou chamando a atenção dos grandes players do mercado, que anualmente marcam presença na cidade de Austin, no Texas e apresentam todas as novidades e mudanças da industria proposta para aquele ano. Quer saber todos os detalhes sobre esse mega evento? Confira:

Estrutura e logística do evento

Foto: The Verge

Ao contrário de outros grandes eventos do setor que já acontecem no Brasil, como a Comic Con Experience, o SXSW não tem a sua estrutura física concentrada em apenas um grande centro de convenções. As palestras e experiências são divididas por temas e estão espalhadas em diversos spots do centro Austin. Hotéis, restaurantes, espaços para eventos e toda a cidade é mobilizada para receber o evento que possui 9 dias de programação. Durante o período, as ruas texanas verdadeiros corredores entre cada evento.

O segredo para ocupar tantos espaços ao mesmo tempo é apostar em uma estrutura simples e eficiente. Sem grandes montagens ou qualquer cenografia, o formato ballrooms e auditórios no estilo Ted X são os mais utilizados.

Ao invés de gastar com estrutura, o evento investe no conteúdo rico e especializado como a grande chave para o sucesso. Dentre os temas mais aguardados deste ano estavam novos usos do blockchain, evolução da inteligência artificial e a imperfeição como qualidade humana.

Organização e tecnologia

Como muitas palestras acontecem de forma simultânea, é preciso priorizar os assuntos que são mais relevantes para a sua trilha. O intervalo entre cada grande atração do evento é de 30 minutos. Para auxiliar os participantes a criarem suas agendas, o SXSW investe em aplicativos e chatbots que ajudam a organizar a programação.

Dentre as atrações mais aguardadas de 2018 estão nomes como Eddy Cue, que foi vice presidente da Apple na área de softwares e serviços, falando sobre o futuro da curadoria de mídia; Melinda Gates, presidente da Bill & Melinda Gates Foundation, falando sobre a natureza do trabalho no século XXI; Jonathan Nolan e Lisa Joy, criadores de Westworld, que foi a grande aposta da HBO em 2017; entre outros grandes nomes que fazem a diferença no mercado.

Tudo parece ser imperdível e aqui a dica é utilizar o primeiro dia para reconhecer o terreno: as atividades e temas que são alocados em cada espaço, as distâncias entre cada setor e a forma que você deseja se locomover. Até o ano passado era um pouco mais difícil e caro se locomover por Austin: o Uber era proibido. A novidade para 2018 é que o serviço não só foi liberado, mas se tornou uma das exposições mais aguardadas. Uma outra alternativa de transporte é a locação de bicicletas para se deslocar entre cada centro de convenções.

Should I stay or should I go?

Foto: Jay Janner

 

O Brasil tem marcado presença no SXSW e figura entre os 20 top países que mais participam do evento. Este ano contamos, inclusive, com um bloco exclusivo chamado “Be Brasil”. Ele foi criado pela APEX para abrigar empresas brasileiras que desejam divulgar os seus negócios.

Já a Lynx, agência especializada em marketing de causas, lançou a plataforma “Brazil Inspires The Future”. Neste espaço, empresas como Natura, Embraer e Ambev marcam presença no palco do SWSX discutindo temas como Social Impact, Intelligent Future, Tech&Startups e Design.

Além das empresas brasileiras, outros 1300 visitantes brasileiros garantiram ingressos e compareceram ao evento em Austin este ano. Os ingressos variam entre US$ 100 e US$ 1600 dólares, dependendo do lote e do tipo de convite.

Throwback RT5

O CEO do Rooftop 5, Marcelo Politi, conversou sobre o SXSW com Ronaldo Ferreira, dono na Agência Um. Ele foi até Austin, participou do evento do ano passado e contou um pouco sobre a sua visão do backstage!

 

Os 5 temas escolhidos pelo Rooftop 5

Dentre tantas temáticas, selecionamos os 5 temas discutidos na SXSW 2018 que você precisa ficar de olho. Olha só quanta coisa legal:

1) O poder das pessoas: é cada vez mais comum nos depararmos com serviços cada vez mais automatizados: aplicativos, chatbots, self-checkout. A facilidade pode ser significativa para alguns serviços, mas não para todos. Existe uma parcela do público que prefere até pagar mais pela experiência humana. Um supermercado no Reino Unido, por exemplo, criou um caixa lento para quem prefere ir ao mercado com calma e ter um atendimento personalizado. Alguma dúvida de que os eventos presenciais serão cada vez mais relevantes na era digital?

2) Pílulas de conhecimento: se o conhecimento e a influência se tornaram mercadoria é porque hoje as pessoas tendem a querer absorver conhecimento de forma cada vez mais rápida. O medo de perder a informação leva as pessoas a isso. Que tal apostar em diferentes formatos para atrair seu público e espalhar conhecimento? Aposte no conteúdo como parte fundamental do seu negócio.

3) O segredo do timing: você sabia que o seu organismo é único e você possui horários específicos para ser mais produtivo em determinadas tarefas? O ideal é passar a organizar suas tarefas de acordo com o seu objetivo e não sua disponibilidade. Os horários de pico devem ser utilizados para tarefas mais analíticas, que exigem concentração como para produzir um relatório; os horários transitórios devem ser utilizados para tarefas administrativas, como responder e-mails; já os horários de recuperação são os melhores momentos para ter insights e atividades relacionadas a criação. E aí, vai testar?

4) O posicionamento das marcas: nem preço e nem qualidade, hoje muitos o que muitos consumidores estão mesmo de olho é no posicionamento das marcas. Quais são os valores que regem esta empresa? Com quais lutas sociais ela está engajada? Tudo isso pode contar e muito na hora de decidir comprar ou não qualquer produto.

 

5) O lado bom de se estar errado: a honestidade nunca esteve tão em alta! Depois de uma era de padrões limitantes, já se pode ver uma pequena luz no fim do túnel. Expor os seus defeitos agora pode ser visto como uma qualidade pelos novos consumidores. Errou? Admita e melhore. A tendência é que vejam algo de humano e fabuloso nesta sua jornada.

Pronto! Agora você já sabe tudo do SXSW, que tal planejar o seu evento criativo? Solicite aqui um orçamento personalizado e comece hoje a planejar o seu evento de sucesso! Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

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