Precisa obter feedback do seu evento? Confira 5 dicas!

Obter o feedback dos participantes de um evento é essencial para melhorar as futuras experiências. E quanto mais construtivo, melhor.

Porém, sabemos que consegui-lo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se você estiver procurando entender algo específico.

No entanto, existem várias maneiras de incorporar pesquisas de feedback instantâneas, que envolvem a obtenção de respostas rápidas e em tempo real ou as conhecidas como de longo prazo. Essas últimas podem demorar mais, mas envolvem questões mais profundas e complexas.

Para ajudá-lo, selecionamos 5 dicas que farão total diferença no momento de obter o feedback de evento. Continue lendo e confira!

1. Use as redes sociais

As redes sociais são uma forma divertida de acompanhar a interação do público em tempo real. Ou seja, não é preciso esperar o evento acabar para coletar dados acerca da performance do evento.

Crie uma hashtag exclusiva e acompanhe todos os posts publicados e compartilhados. Confira também todos os check-ins realizados durante o evento e saiba instantaneamente o que os participantes estão dizendo sobre ele.

2. Disponibilize aplicativos de feedback aos participantes

Há vários aplicativos que permitem ao participante compartilhar em tempo real suas impressões a respeito do evento.

E que tal, no próprio aplicativo ou site do evento, disponibilizar o recurso do feedback ao fim de cada atração? Os usuários podem receber um alerta pedindo para responderem um questionário rápido sobre o que acharam.

Essa é uma estratégia que aumentará consideravelmente o número de respondentes e ajudará a conseguir respostas mais “frescas” na memória do público.

3. Distribua estações de feedback por todo o evento

Tenha estações de feedback que disponibilizem botões em que o público possa clicar para responder perguntas simples.

Essas estações devem ficar espalhadas por áreas estratégicas do evento, como as saídas e entradas de salas e salões.

As estações são opções rápidas, fáceis e eficientes porque todos adoram pressionar botões (acredite, isso não é apenas coisa de criança).

4. Aplique questionários durante o evento

Essa é uma técnica ainda bastante utilizada, mas que requer certo cuidado.

Para aplicá-la, selecione uma equipe envolvente para obter respostas do público. O importante é que os participantes se sintam à vontade para ter uma conversa genuína, ao mesmo tempo em que fornecem informações sobre o evento.

Uma alternativa interessante é ter um time interagindo secretamente com o público, para que os profissionais possam avaliar como as pessoas estão percebendo o evento.

5. Utilize o e-mail marketing como estratégia

Bastante utilizado no pré-evento, o e-mail marketing pode ser também uma estratégia fundamental para conseguir feedback.

Mas, em vez de simplesmente enviar uma mensagem pedindo para que os participantes respondam a pesquisa, que tal primeiro agradecer pela presença deles no evento?

Depois de alguns dias, envie materiais interessantes como e-books ou resumos de algumas das mais importantes palestras. Somente após esses primeiros contatos é que você deve pedir para que o participante responda ao questionário.

Dessa forma, você conseguirá um envolvimento mais espontâneo e também poderá fazer questionamentos sobre alguns pontos mais complexos do evento que demandam mais tempo e disposição para a obtenção das respostas.

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