Seu evento corporativo também pode ser sustentável. Entenda!

O grande diferencial de um evento corporativo é a sua capacidade estratégica de vincular diversos conceitos à sua marca a partir da experiência única com o seu público.

Os eventos corporativos sustentáveis, também chamados de eventos verdes, surgem justamente como uma tendência que visa aliar conscientização e maximização dos recursos disponíveis, com a expressão e a preocupação que a sua marca possui em ser sustentável.

Além disso, ainda é possível reduzir o budget com algumas dicas muito simples para fazer o seu evento corporativo sustentável. Pensando nisso, elencamos alguns pontos essenciais para organizar seu evento verde. Confira abaixo como fazer isso de forma mais consciente e produtiva.

Redução de impressos

Os impressos sempre foram elementos centrais desde a divulgação até a avaliação do evento. Você já parou para pensar quantas alternativas existem para substituir aquela apresentação impressa?

Para começar, é possível usar e abusar de projetores e TVs de LCD na hora de mostrar sua marca, divulgar a programação ou passar alguma mensagem ao seu público.

Uma boa alternativa é investir na produção de vídeos, realidade virtual ou utilizar outras formas criativas de comunicar aquilo que você precisa no momento do cerimonial.

Outro recurso que já é bastante popular e acessível é a venda e a utilização de convites eletrônicos para o seu evento corporativo ser ainda mais sustentável.

Caso não tenha outra escolha e seja necessário mesmo apostar no impresso, opte por opções de papéis reciclados. Esteja também sempre atento à quantia e ao descarte. O conceito de sustentabilidade vem completamente interligado ao não desperdício e à preservação do meio ambiente.

Aproveitamento de luz natural

Se o seu evento pode ser organizado durante o dia, tenha a certeza de que o local e a estrutura colaboram com a economia de energia elétrica, aproveitando da melhor maneira a luz natural do sol.

Lugares abertos como terraços e estruturas de vidros são algumas opções que, além de deixarem o ambiente sofisticado e moderno, ainda proporcionam um maior aproveitamento da luz do dia, impactando diretamente na quantia de iluminação utilizada no evento corporativo.

Busque por locais alternativos e agregueao seu evento com uma experiência mais próxima ao natural, com opções verdes. Se não houver alternativas, busque por opções de LED que são econômicas e possuem uma durabilidade maior.

Não utilização de descartáveis

Muitos buffets já utilizam copos e taças de vidros — e aí existe a preocupação com o tanto de água que é gasto para a reposição desses copos durante todo o seu evento. Entretanto, vale colocar na balança e fazer o cálculo de qual opção é mais viável para a realização do seu evento corporativo sustentável.

Uma boa alternativa é a utilização de copos mais firmes, como aqueles americanos. Apesar de descartáveis, possuem boa duração e evitam que o convidado troque de copo várias vezes durante o evento.

Também existem opções mais requintadas de taças e copos de acrílico. Eles podem ser personalizados e dados especialmente para cada participante. A customização agrega ao produto e ainda garante um maior cuidado com os convidados, que deixam o desperdício de copos descartáveis de lado.

Transportes alternativos

Apesar de não ser aplicável a todos os modelos de eventos corporativos, proporcionar transportes alternativos para os participantes pode ser um grande atrativo. Que tal disponibilizar o aluguel de um micro-ônibus ou de vans, por exemplo?

A primeira vantagem é proporcionar o conforto para o convidado de ser levado até o evento. Isso evita que todos tirem os carros da garagem ou gastem individualmente recursos com táxis e outros meios de transporte.

Em segundo lugar, se existe bebida alcoólica no evento, é possível aliar segurança e sustentabilidade em uma mesma ação. Caso isso não seja possível, indique quais são os meios de transportes coletivos de fácil acesso ao local. Dê informações suficientes e incentive-os a chegar até o local do evento por algum meio público de transporte.

Ecobrindes

Uma maneira bastante divertida e criativa na hora de incentivar atitudes sustentáveis e ainda deixar aquela marca do seu evento corporativo verde é organizar brindes com conceito ecológicos.

Um bom exemplo disso é a escolha de um brinde que seja feito com uma material reutilizável ou reciclado. Também existem boas opções de brindes feitos com materiais biodegradáveis. Se quiser ser ainda mais original, por que não providenciar brindes vivos? Mudas de plantas, temperos ou flores são boas opções — e não se esqueça de priorizar sempre o vendedor local.

Esses brindes são levados para casa e geram um bom impacto na hora de lembrar do seu evento corporativo sustentável. Além disso, esse tipo de atitudes sustentáveis são associadas à sua marca.

Descarte adequado de resíduos

Quem está acostumado com eventos corporativos já sabe a quantia de rejeito e desperdício que eles geram. É impossível zerar a quantia de resíduos, mas é sim possível destinar cada um para o seu local adequado.

Primeiramente, dê preferência à utilização de materiais recicláveis que possam ser devidamente encaminhados após o evento. Distribua lixeiras seletivas por todo o local do evento e sinalize bem para que sejam bem utilizadas.

Outras medidas que contribuem para seu evento ser mais consciente é planejar o destino de rejeitos ligados a projetos ecológicos. Por exemplo, o óleo de cozinha utilizado pelo buffet é reaproveitado para o uso de sabão; o lixo orgânico pode ser destinado a um local de compostagem para que se transforme em adubo.

A principal atitude em um evento verde é pensar como utilizar da melhor maneira os meus recursos, reduzindo seus custos e ainda trazendo consequências positivas em outros setores.

Todas essas medidas acima funcionam ainda melhor se houver incentivo na própria identidade visual do seu evento sustentável. Oriente seu público para que tenha atitudes conscientes a partir de pequenos atos.

Se você acredita que pode impactar positivamente seu público com evento corporativo sustentável, fique por dentro das tendências e como fazer a diferença. Para aprender como sair do convencional no seu evento corporativo, leia o nosso artigo sobre o assunto.

Se achou o nosso conteúdo útil, assine a nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o universo dos eventos.

Deixe um Comentário