Tudo É Marketing

Marcelo Politi - CEO Grupo Nove Eventos

Marcelo Politi – CEO Grupo Nove Eventos

Quanto mais me envolvo com as atividades de marketing no meu negócio, mais vou percebendo a relevância da frase do titulo deste post: tudo é marketing.

Ora, o objetivo do marketing não é atrair mais negócios para aumentar o faturamento? Então eu pergunto, o que é mais mais efetivo? Um cliente potencial preencher uma de nossas landing pages e ser incluído em nosso banco de dados, o que nos abre um canal de comunicação permanente com ele, ou a menção de satisfação com nossos serviços após um evento realizado no nosso espaço, na  página do Rooftop 5 no Facebook?

marketing-digital-crescimento-organicoEsta pergunta é muito importante, pois sua resposta determina o grau de atenção e investimento que o empresário vai alocar nas diferentes facetas do seu negócio. De que adianta empreender todos os esforços para arrastar leads para o funil de conversão, mais um pouco de esforço para que o lead se torne efetivamente um cliente, indo para o fundo do funil, se, ao realizar o evento conosco, a entrega do evento ficar muito abaixo das suas expectativas?

Nunca podemos nos esquecer que o vetor principal de crescimento de qualquer negócio é o boca a boca. Repito: de qualquer negócio. Quem compra um produto na internet que só tem comentários negativos no site de venda? Ou um serviço que só tenha críticas na sua página do Facebook? Quantas avaliações de apenas 1 estrela vemos com comentários do tipo: “o atendimento na loja foi espetacular, mas na hora da entrega, erraram o endereço, chegou 3 dias atrasado ou o motorista foi super grosseiro!”. Reparem nisso. O serviço de entrega provavelmente nem é do dono da loja, deve ser terceirizado. Mas a nota baixa foi dada para a loja, apesar de o serviço ser considerado dez. O dono desta loja provavelmente investiu bastante esforço na atração daquela cliente, no treinamento dos funcionários da sua loja, e foi penalizado pelo serviço de entrega terceirizado. Uma pena!

CJv90d0WgAAXrnXE por isso que não me canso de dizer: sim, tudo é marketing. Porque até o seu financeiro pode inviabilizar um novo negócio com aquele cliente, que até aqui estava encantado com seu negócio. Foi paparicado pela equipe de vendas, recebido com tapete vermelho pela equipe operacional, mas tratado como cachorro pelo pessoal da cobrança. Bang!! Aliás deixa eu postar um comentariozinho aqui no meu twitter… bang mil vezes! Caramba, todo mundo está compartilhando esta p$&a desse tweet!!! Too late, my friend. O desastre está armado.

Tudo é marketing porque a cada ponto de contato com a sua empresa o cliente está formando uma opinião. Nunca ache que ele não está, porque está. Assim como você também está quando interage com outros serviços. E com o poder das mídias sociais cada ponto de insatisfação pode reverberar para muito além daquela interação infeliz. E não há nada a fazer, você não conseguirá tirar o facebook do ar (a não ser que você seja um juiz em Sergipe), nem remover aquele post.

E não adianta se eximir demitindo o responsável. A culpa é sua por não ter dado à equipe de “back office” a mesma atenção que você deu para atrair clientes para o seu negócio.

Para você só há duas palavras nada animadoras: bem feito! E três palavras de ação: conserta esta p….!

Casa de ferreiro, espeto de pau? Pode ser.. esta mesma cena pode estar acontecendo debaixo do nosso nariz neste exato momento, mas sinceramente, eu duvido. Nossa gerente operacional, a Silvia, se desdobra em 10 para acomodar todas as esquisitices que aparecem no dia do evento, inclusive as que vem ‘quadradas’ do departamento comercial. O pessoal da operação, Alex e Ruan, ficam grudados no cliente como um poste ao longo de todo o evento, e nosso financeiro, a Karen, é praticamente um Che Guevara: “firme, mas sem perder a ternura”.

tapando os ouvidosMesmo assim, ao escrever estas palavras, tenho a sensação de que podemos melhorar ainda mais. Não quero ninguém na minha orelha sussurrando aquelas duas palavras nada animadoras…

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Botao

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