Tudo sobre a IGTV,o Youtube do Instagram

Logo após conquistar a marca de um bilhão de usuários, o Instagram anunciou, na última quarta-feira (20), seu novo aplicativo e parte integrante da sua plataforma, o IGTV. Através dele será possível criar e divulgar vídeos mais longos, de até uma hora, diminuindo as fronteiras entre criadores de conteúdo e o público.

O lançamento

Assim como a interface do YouTube, os conteúdos do IGTV estão divididos nos diferentes canais de cada usuário. A diferença entre as duas plataformas está no posicionamento da tela – a novidade do Instagram aposta no vídeo em formato vertical, tornando o manuseio do celular mais intuitivo, tanto para buscar quanto para gravar os conteúdos.

Para disseminar sua nova ferramenta, o Instagram convocou um time de influenciadores de peso: Kim Kardashian, Selena Gomez, Kevin Hart, Lele Pons e Chris Hemsworth inauguraram suas IGTVs com exclusividade. Já no Brasil, Anitta e Pabllo Vittar foram as escolhidas para contar a novidade para seus seguidores.

App ou extensão?

O IGTV é um novo aplicativo, já disponível para versões Android e iOS, e pode funcionar de forma independente do Instagram. Entretanto, uma segunda opção, é acessá-lo através do próprio aplicativo do Instagram, totalmente integrado a plataforma. Para isso, basta tocar sobre o ícone de televisão, ao lado do Instagram Direct, no canto direito superior da tela do celular.

Integração de linguagens

A opção do Instagram foi por uma integração mais palatável aos usuários, que conseguem se acostumar de forma mista à novidade IGTV. As interfaces dos dois apps também são parecidas e com usabilidade semelhante ao Stories.

Também é possível utilizar a mesma conta do Instagram para acessar o IGTV. Quando há novos vídeos postados na plataforma, por exemplo, o usuário pode conferir a notificação no mesmo ícone de televisão, próximo aos Stories. É possível assistir aos conteúdos dentro da própria interface do Instagram.

O mundo na vertical

Ao contrário do que muitos produtores de vídeos acreditavam, o conteúdo audiovisual produzido verticalmente se tornou realidade com o IGTV. Os vídeos horizontais inseridos na plataforma são automaticamente recortados e perdem, e muito sua qualidade. Vale lembrar que com o Instagram Stories, depois de um tempo, a plataforma passou a integrar mídia horizontal. A dica, por enquanto, é se dedicar na produção de bons conteúdos verticais ou se  jogar no mundo da edição de vídeos para adaptar bons conteúdos a este formato.

Viu só como a IGTV pode ser uma ótima alternativa para divulgar suas ideias? Solicite aqui um orçamento personalizado e comece hoje a planejar o seu evento de sucesso! Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

Deixe um Comentário